Sónia Neto lança livro sobre Timor
Antiga chefe de gabinete de Ramos Horta lança livro que conta a independência de Timor vista pelos olhos dos seus protagonistas
Daniel do Rosário/Rui Cardoso (www.expresso.pt)
13:37 Sexta feira, 6 de abril de 2012
source: Expresso

sonia-neto-70c5.jpg
A autora, em Timor

Na edição desta semana do Expresso a notícia referente ao livro "Por Timor - Memórias de dez anos de Independência", não referia, por lapso de que nos penitenciamos, o nome da respetiva autora.
A obra é o resultado de uma ideia e do empenho de Sónia Neto. A atual conselheira de Durão Barroso dedicou vários anos de trabalho à causa timorense, primeiro no quadro da missão das Nações Unidas no terreno e depois como chefe de gabinete do primeiro chefe da diplomacia do país, José Ramos-Horta.
O governo timorense decidiu integrar o livro nas comemorações oficiais do aniversário da independência. Será apresentado oficialmente no dia 25 de abril, em Bruxelas, numa sessão no Parlamento Europeu, em que participará Durão Barroso. Será igualmente apresentado em Lisboa, a 30 de abril, e em Díli, a 17 de maio, e em todas as ocasiões estarão presentes alguns dos "autores", caso do ex-MNE Luis Amado, em Lisboa.
Sónia Neto contou ao Expresso que a ideia de fazer o livro surgiu "há precisamente dez anos" e diz ter ficado "verdadeiramente surpreendida" pela forma como os diferentes testemunhos revelam "um grande envolvimento pessoal" dos autores. Testemunhos esses que, por isso mesmo, "não foi difícil" reunir.
Para a promotora do livro há um grande ausente: o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, assassinado no Iraque em 2003, depois de ter liderado a missão da ONU em Timor, a quem, no entanto, "é prestada devida homenagem em muitos testemunhos".
"Por Timor - Memórias de dez anos de independência" é uma edição de autor, podendo os interessados adquiri-lo, para já, nas sessões de lançamento, designadamente em Lisboa a 30 de abril no Museu do Oriente a partir das 18 horas. 

capa-f71f.jpg




No comments:

Post a Comment