Taur Matan Ruak anuncia candidatura às presidenciais de Timor-Leste em 2012

publicado10:5010 outubro '1

O ex-chefe das Forças Armadas timorenses Taur Matan Ruak anunciou hoje a sua candidatura às presidenciais de 2012, justificando que quer "levar Timor-Leste para a frente".

"Quero que todas as pessoas tenham oportunidades na vida", disse o general, acrescentando que quer "levar Timor-Leste para a frente, desenvolver mais o país porque muitas pessoas ainda estão a sofrer".
Taur Matan Ruak apresentou a sua candidatura em Mertuto, no distrito de Ermera, próximo do local onde está sepultado um dos comandantes das forças da resistência timorense FALINTIL, Nino Konis Santana.
Antes da cerimónia do anúncio da candidatura, realizou-se uma missa junto à campa de Konis Santana.
Taur Matan Ruak sucedeu a Xanana Gusmão na liderança das FALINTIL e manteve-se na chefia das Forças Armadas timorenses até à passada quinta-feira, quando passou o testemunho a Lere Anan Timur.
Esta é a segunda candidatura às presidenciais timorenses a ser oficializada, depois de na semana passada o deputado Manuel Tilman ter anunciado que também concorre à Presidência.
Líder do partido KOTA (União dos Filhos Heróicos da Montanha), Manuel Tilman concorreu às presidenciais de 2007 em Timor-Leste, tendo obtido na primeira volta 4,09 por cento dos votos.
A imprensa timorense tem avançado com vários possíveis candidatos às presidenciais de 2012, sendo apontados o presidente do parlamento timorense, Fernando La Sama Araújo, ou o atual Presidente, José Ramos-Horta, que afirmou recentemente que anuncia em janeiro se se recandidata.

No comments:

Post a Comment